Massas

Macarrão ao Alho e Óleo do Chef
Muitas pessoas me perguntam qual o segredo do Meu Macarrão ao Alho e Óleo; e eu respondo, o meu segredo é a sua fome e o seu paladar. Primeiramente devemos atentar para uma coisa muito importante, a palavra "Óleo" desta receita dos Deuses significa "Azeite", sim é isto mesmo azeite; e porque se diz "Alho e Óleo" e não "Alho e Azeite", por se tratar de um prato genuinamente europeu. (História) A palavra azeite provém do vocábulo árabe “Az-zait” que significa sumo (ou óleo) de azeitona. Os fenícios, sírios e armênios foram os primeiros povos a consumi-lo, cabendo aos gregos e romanos levá-lo para a Europa e o Ocidente, permanecendo por séculos restrito aos povos do mediterrâneo. No século XVI os espanhóis introduziram o azeite no Peru, Chile e México e no século XVIII nos EUA. Sua importância, ao longo dos tempos, resultou das múltiplas utilizações que lhe foram dadas na alimentação, medicina, higiene e beleza. Então meus caros, procurem fazer o seu macarrão ao "Alho e Óleo" com o, não digamos o mais caro, mas o melhor azeite que puder. Vamos à receita.
  • 500 g de macarrão espaguete tipo fidelino;
  • 50 g de bacon cortados em cubinhos;
  • 100 g de presunto cortados em fios pequenos e finos;
  • 01 cebola cortada em cubinhos;
  • 01 chícara de chá de Azeite de Oliva;
  • Salsa e Cebolinha picadinhos;
  • 10 dentes de alho expremidos (não socados);
  • Óregano a gosto;
  • Sal a gosto;
  • Pimenta Calabresa seca;
  • Queijo Parmesão Fresco Ralado.
1 - Coloque o Macarrão para cozinhar em uma panela grande com bastante água fervente, acrescente a esta água do macarrão uma pitada de sal e um fio de azeite.
2 - Enquanto isto em uma caçarola bem quente, deite um fio generoso de Azeite, coloque o bacon para fritar, até que fiquem crocante. Escorra o excesso de óleo, retire-o e reserve-o, a seguir ponha o presunto para fritar, mas não deixe-o fritar muito, apenas até lque solte o seu liquido e sabor, logo em seguida ponha juntamete ao presunto a cebola em cubinhos, e repare ao momento em que ela (a cebola) fique transparente, ai sim já está na hora de retirá-los do fogo e reservá-los juntamente ao presunto.
3 - Verifique o macarrão, se ele estiver "Al Dente" (é quando a massa está cozida, firme, mas não está macia demais), já pode ser retirado do fogo e; (dica) escorra  a água do cozimento e jogue água gelada para que dê um choque térmico na massa e corte o efeito de cozimento.
4 - Na caçarola, onde está toda a gordura do bacon e do presunto, coloque uma pouco mais de azeite , deixe esquentar bem e ponha agora o alho para fritar, ele deve ficar frito e não queimado, ele vai ficar crocante, feito isto, retire o alho e reserve em uma outra vasílha.
5 - Agora em uma panela grossa, aquecida em fogo baixo, vá juntando por parte: Ponha no fundo um pouco do azeite restante, vá pondo alternadamente um pouco de macarrão, um pouco de alho frito, um pouco do bacon e presunto, pimenta calabresa seca, oregano e salsa e cebolinha. Vá mexendo pelas laterais da panela, não pelo meio. Sempre nesta ordem e processo, até que esteja tudo misturado, (dica) procure mexer com uma colher de pau, sempre pegando no fundo da panela e trazendo para cima o molho.
6 - Agora é só colocar o restante do azeite e está pronto o "Seu Macarrão ao Alho  e Óleo".
Se preferir coloque umas folhinhas de majericão fresco ao término do processo e salpique o queijo ralado no prato.  Rendimento: 4 porções.
7 - Bebida: Vinho Tinto Seco